Barcelona - Blog Viaje Global

Barcelona

14 agosto, 2015

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha – só perde para Madri – e se mostra de muitas formas. Há a Barcelona balneário: um passeio pelo calçadão à beira do Mediterrâneo pouco antes do anoitecer é revigorante. Aliás, a característica mais surpreendente de Barcelona é o ar que se respira. O vento leve e salgado que vem do mar dá a cidade uma perene atmosfera de verão, mesmo durante os meses mais nublosos. Há a Barcelona cultural: o Museu Picasso e a Fundação Miró, com coleções que celebram dois gênios da Espanha. Seu lado gastronômico é forte também, com restaurantes de alto nível que servem o melhor da cozinha internacional e, claro, os mais saborosos pratos da culinária catalã. Na arquitetura, Barcelona volta a mostrar-se múltipla. O Bairro Gótico, de ruas estreitas e igrejas de pedra, descortina o passado medieval. A Plaza de Toros Monumental é um magnífico exemplar do estilo neomudéjar, de claras influências árabes. A Basílica da Sagrada Família e a Casa Milà (ou La Pedrera) estão entre as deliciosas obras-primas modernistas de Gaudí. O futurismo ecoa de obras como a Torre Agbar, um arranha-céu envidraçado em forma de cápsula. Pode-se dizer, então, que Barcelona é mediterrânea quanto ao espírito e divertimento e extremamente européia quanto ao dinamismo e eficiência!

Barcelona

Por onde andar:

Casa Batlló

No início do século XX, o arquiteto Antoni Gaudí foi contratado pela família Batlló para reformar seu palacete. A fachada, o interior e cada mínimo detalhe compõem uma de suas criações mais imaginativas, ousadas e poéticas.

Barcelona

Parque Güell

Percorrer o Parque Güell, mais uma obra de Gaudí, é uma experiência altamente sensorial. O terraço com bancos ondulantes e mosaicos multicoloridos se mistura às árvores da montanha. Lá do alto, tem-se uma vista inesquecível da cidade e do mar.

Igreja da Sagrada Família

É o cartão postal de Barcelona. Teve sua construção iniciada em 1882 por Gaudí. Mais de cem anos depois, ainda se encontra bem longe de ser concluída. Quando a igreja estiver pronta, ostentará 18 torres, sendo a mais alta de 170m de altura. Entre seus destaques estão a cripta em estilo neogótico, que guarda a sepultura de Gaudí; a fachada da Natividade, com representações da fé, da esperança e da caridade; e a fachada da paixão, cujas figuras possuem um ar misterioso.

Casa Milà

Também conhecida como La Pedrera, foi desenhada por Gaudí e é um dos maiores exemplos de arquitetura modernista. Feita em pedra calcária o prédio foi muito criticado pelos intelectuais da época por não ser uma obra prática, já os que apreciam o prédio o chamam de obra de arte. Foi todo construído com paredes onduladas, que lembram dunas ou lava de vulcão, e sacadas decoradas com ferro retorcido, remetendo às algas.  No último andar do edifício está a sede do Museu Gaudí.

Veja também

  • Praktik Bakery

    Barcelona tem sido um dos nossos destinos favoritos ......

  • MariscCo

    A Plaça Real é uma das praças mais ......

  • La Boquería

    Impossível falar de Barcelona sem mencionar a rua ......

  • Cañete

    Seria extremamente complicado organizar uma lista com os ......