Kyoto - Blog Viaje Global

Kyoto

21 agosto, 2015

Se Tóquio é o centro do poder político e econômico japonês, Kyoto é a alma e a essência da cultura japonesa. Da meditação zen à cerimônia do chá, da arquitetura refinada às gueixas finamente vestidas em quimonos de seda, a antiga capital é o centro das tradições do povo japonês. Dezenas de maravilhosos templos budistas e santuários xintoístas espalham-se pela cidade, alguns cênicos como o Kyomizudera, outros singelos como o pavilhão dourado Kinkakuji e alguns poucos espartanos como o jardim de pedra de Ryoanji. Esse impressionante conjunto valeu à cidade a inclusão na lista de patrimônios da humanidade da Unesco.

Kyoto

Kyoto

Capital do Japão por séculos, Kyoto abriga não só um dos palácios imperiais do Japão, mas também joias arquitetônicas como a vila imperial de Katsura Rikyu e o castelo Nijo, onde os xoguns – os generais que detinham o poder de fato -, lançavam ordens para seus vassalos por todo arquipélago. A cidade também sedia três dos mais animados e coloridos festivais do país, os ‘matsuris’ Aoi (maio), Gion (julho) e Jidai (outubro) quando milhares de pessoas vestem-se com indumentárias tradicionais e desfilam pelas ruas e templos da cidade.

Embora seja uma cidade grande e moderna, Kioto permite – talvez mais do que em qualquer outro ponto turístico do Japão – um mergulho nas tradições nacionais, que revelam um país cheio de orgulho de sua cultura. A cerimônia do chá, por exemplo, é incompreensível para a maioria dos ocidentais. Uma pergunta comum é, afinal de contas, por que alguém demora tanto para ferver uma água e jogar umas folhas dentro. Em Kioto, é um ritual simbólico, para que apreciemos as pequenas delicadezas. Tudo é propositalmente lento, refinado e formal, estabelecendo uma relação quase espiritual entre o anfitrião e seus convidados. Uma dica de etiqueta: tire o relógio ao participar de uma dessas cerimônias, mostrando acreditar que o tempo real deixou de existir.

Veja também

Miyamasou
  • Miyamasou

    No alto das enevoadas florestas de cedro, os ......