Ostradamus - Blog Viaje Global - As melhores viagens estão aqui

Ostradamus

13 maio, 2016

No post de hoje a gente desembarca aqui mesmo em Florianópolis para falar de um dos restaurantes mais conhecidos pelos turistas e locais da cidade. Localizado na freguesia do Ribeirão da Ilha, um bairro típico na região sul da cidade, está o Ostradamus. O nome já revela a especialidade da casa que vem da vocação do bairro por sua produção dessa especiaria que é comercializada para todo o país. A cerca de 40 minutos do centro da cidade o Ribeirão da Ilha é uma região pacata, uma antiga colônia de pescadores que nos últimos 15 anos se viu tomada de restaurantes que movimentam o bairro principalmente nos finais de semana.

0d8080853a54f8985276b0130266a657

O Ostradamus é um dos mais expressivos restaurantes da orla. Em 1997, o hoje chef, Jaime Barcelos, era apenas dono de uma oficina mecânica mas havia decidido inovar e criar uma lanchonete para servir caldo de cana, água de coco e cachorro quente. Com o crescimentos da produção de ostras na região e a procura constante dos turistas pela iguaria Jaime passou a servir ostras in natura, ao bafo e gratinadas e começou ali a trajetória de um dos mais respeitados restaurantes de frutos do mar do país.

ostradamus13-11

Jaime precisou visitar outras regiões e se inspirou também em chefs locais como o reconhecido Zeca D’Acâmpora. Suas viagens a Portugal e Canadá trouxeram conhecimento, entusiasmo e novas técnicas na bagagem que deram cara nova ao Ostradamus. De fora ele preserva os traços da arquitetura açoriana, lembrança dos colonizadores portugueses, e ganha um ar bastante temático na parte interna com decoração que lembra o convés de uma embarcação antiga.

ostradamus64

Decorado com artesanato da região e materiais de uso no cultivo de ostras. As mesas com tampo de vidro trazem artigos locais em seu interior e são apreciados enquanto se aguarda os pratos. Garçons vestidos com trajes de marinheiros recepcionam na entrada e conduzem os clientes para as mesas internas ou para as que se debruçam junto a um trapiche que adentra ao mar. Sua cozinha tem vidros voltados para o salão principal de onde se pode ver a equipe preparando os mais frescos produtos da região. Uma adega respeitada também compõe o ambiente.

dscf1594

Mas o destaque logicamente está nas ostras. O Ostradamus inovou há alguns anos ao ser o primeiro restaurante do país a trabalhar com um depurador de ostras. Uma espécie de aquário com água do mar filtrada e lus ultravioleta que filtram e purificam as ostras por pelo menos 12 horas combatendo bactérias que podem contaminar o molusco.

13034606cimg1518-1

De entrada a Degustação de Ostras traz mais de 20 opções que vão desde as versões In Natura, Ao Bafo ou Gratinada, até as mais sofisticadas como a opção com queijo Grana Padano. Um destaque do cardápio é o Sinfonia dos Náufragos, um espeto de camarões gigantes preparados na brasa com molho de ervas. Ou o Polvo a Andreia que é uma homenagem ao Restaurante Caminho do Mar da cidade de Porto em Portugal. O cardápio traz ainda uma variedade de Peixes, Vieiras e outros Pratos com frutos do mar que trazem nomes típicos da ilha como o “Arromassi Ixtepô. Alguns estão selecionados como Pratos Especiais e ao pedí-los o cliente leva para casa um prato de porcelana pintado por artistas locais.

dsc_0476

A visita vale à pena e a dica é você dedicar algumas boas horas para aproveitar tanto os pratos quanto o clima delicioso da região.

 

Veja as melhores opções de voos em ViajeGlobal.com

 

Ostradamus

Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 – Reibeirão da Ilha, Florianópolis – SC, 88064-002

48) 3337-5711

Veja também

  • Ostradamus

    Do norte ao sul, a principal atração é ......

  • 01
  • Mar Massas

    A gente adora dar dicas de lugares diferentes ......

  • Black Sheep
  • Black Sheep Sushi Bar

    Tomando a ideia dos rooftops de Nova York ......

  • Yaah Cozinha Oriental

    Inaugurado em outubro de 2008 no Centro de ......