Global Travel & Corporate

A cidade contemporânea do Oriente Médio

5 mar . 2015

Beirute é a capital do Líbano e uma verdadeira descoberta sobre os contrastes do Oriente Médio. A cidade apresenta um belo contraste entre os prédios envidraçados contemporâneos, lojas elegantes de grifes internacionais e as construções antigas que resistiram ao tempo e aos inúmeros bombardeiros que sofreu durante a Guerra Civil.

4

Entre as cidades árabes, Beirute apresenta uma maleabilidade superior: há várias religiões e a população é pacífica neste quesito. Além disso, é normal ver uma roda de mulheres, cada uma com uma vestimenta diferente: algumas apenas com o véu, outras com roupas ocidentais e também algumas com o traje islâmico completo. Outro fator importante da flexibilidade libanesa: é o único país árabe em que a bebida é liberada. Nos outros países, o comércio e consumo é ilegal.

Os viajantes não enfrentam problemas para se comunicar por lá: com uma população receptiva e simpática e que se comunica em três idiomas (inglês, francês e libanês) e é conhecida pela extrema generosidade.

Centro da cidade

2

O ponto zero é marcado pela Praça do Relógio, de onde saem calçadões com lojas de grifes, bares, cafés e restaurantes. Durante a noite, essas ruas ficam cheias de pessoas nos bares.

Mesquita Mohammad Al-Amin

3

 

Inaugurada em 2008, foi inspirada na Mesquita do Sultão Ahmed, em Istambul, possui estilo otomano e a pintura e ornamentação foram desenvolvidas pelo artista Harout Bastajian, proprietário e fundador da The Art of Mesquitas.

Gruta de Jeita

É um complexo de duas cavernas de pedra calcária cárstica e é um destino turístico muito forte no Líbano, tanto que se tornou um símbolo nacional e foi finalista do concurso das 7 Novas Maravilhas da Natureza. A gruta fica a 18 km a norte de Beirute.

O Museu Nacional de Beirute

Principal museu de arqueologia do Líbano. São mais de 100 mil antiguidades e achados medievais. Durante a guerra, o acervo sofreu danos, mas a maioria dos artefatos conseguiu ser salvo. Após uma grande reforma, o museu conquistou a sua posição original como um dos principais coletores de objetos fenícios.

Compras

O Soukis é um shopping com várias marcas renomadas internacionalmente e a construção é bela: o interior apresenta ruínas que perduraram com o tempo. Para descobrir lojas, garimpar e comprar antiguidades,vá à Achrafieh.

Para comer

Ao visitar Beirute, conheça a rica gastronomia local. Os restaurantes da cidade são muito bem recomendados, é difícil encontrar um estabelecimento que não corresponda com os padrões de excelência da cidade. Conheça o Talews, no Armênio e entenda o cuidado libanês no preparo da comida.