Global Travel & Corporate

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior

4 dez . 2017

É muito comum que durante uma viagem no exterior o vendedor lhe cobre um valor a mais na hora do pagamento. Algumas lojas até exibem adesivos em suas vitrines com a expressão “plus tax” – taxa a mais – ou “free tax” – onde parte dos impostos do produto podem ser devolvidos aos clientes que não vivem no país. Exatamente o que você leu, o valor da taxa de impostos pode ser recuperada no momento em que você estiver indo embora. Entretanto, esse reembolso exige uma certa organização e paciência. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você saiba como receber o tax free de suas compras no exterior.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior 5 dica Viaje Global

Antes de resolver solicitar o tax free, é importante saber quais países devolvem esse valor ao viajante. Essa devolução está disponível em todos os países que compõem a União Europeia, algumas nações do oriente, a Argentina, o Uruguai, o México, a Austrália e os Estados Unidos.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior 2 dica Viaje Global

Além de saber quais países devolvem o Imposto de Valor Agregado – IVA – é importante saber quais produtos possibilitam que esse valor seja devolvido. Vale destacar que o valor do reembolso não é válido para serviços, como hotéis, transporte e refeições. Apenas para produtos que vão sair do país de origem como perfumes, roupas, calçados e eletrônicos. Uma dica super importante é que todos esses produtos ainda estejam em suas embalagens originais, sem uso e com as etiquetas para serem apresentados no aeroporto. No entanto, não são todas as lojas que participam desse programa, não esqueça de perguntar.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior dica Viaje Global

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona o IVA, vem o mais importante: qual será o valor do reembolso? O valor do imposto muda conforme o país, nos países da União Europeia por exemplo, esse valor varia de 6 a 25%. Entretanto, esse não será o valor que você irá receber, as empresas que organizam essa devolução costumam ficar com uma porcentagem.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior 3 dica Viaje Global

Outro ponto muito importante que deve ser destacado é que cada país exige um mínimo de compras para que o reembolso seja valido. Em alguns casos, as compras devem ser feitas na mesma loja e no mesmo dia. Por isso, antes de comprar tire as suas dúvidas com o vendedor.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior 6 dica Viaje Global

É muito difícil dar entrada no IVA? Nem sempre. Quando as lojas participam do programa, basta você solicitar no próprio caixa o formulário de reembolso. Nessa hora, você deve apresentar o seu passaporte e o cartão internacional. Você pode tanto receber o valor do imposto no cartão como em espécie.

Como receber o Tax Free de suas compras no exterior 4 dica Viaje Global

Aonde devo ir para dar entrada no formulário do IVA? Assim que chegar no aeroporto quando estiver indo embora, procure um balcão da alfandega, lá você receberá um carimbo no formulário que deverá ser entregue no guichê da empresa que estará realizando a intermediação do pagamento. Junto a alfandega você deve levar os produtos, as notas fiscais e o seu passaporte. O valor do reembolso do IVA pode ser feito como estorno no cartão de credito, bem como em espécie. Existe a possibilidade do valor ser enviado por correio. Caso esteja pensando em solicitar o reembolso do IVA não esqueça de chegar no mínimo duas horas antes no aeroporto.

 

Agora você já sabe como receber o Tax Free de suas compras no exterior.