Global Travel & Corporate

O que significa a cor do passaporte?

5 jan . 2018

Pode até parecer besteira, mas a cor do seu passaporte não é mera casualidade ou uma escolha aleatória. Todos os padrões oficiais referentes as tonalidades dos passaportes são definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional e a partir das informações fornecidas por eles, que as nações podem escolher a coloração e a forma que mais convêm com os seus interesses internos. Entre as opções de cores disponíveis estão o azul, o preto, o verde e o vermelho.

O que significa a cor do passaporte? 3 dicas Viaje Global

Vale ressaltar que tanto a cor utilizada no Brasil como as empregadas por outros países indicam suas decisões geográficas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com as cores dos passaportes existentes e os seus significados:

 

VERMELHO – Antigamente, durante o período da Guerra Fria, essa cor costumava ser utilizada nos passaportes da população das nações comunistas. Hoje em dia, a coloração também faz referência ao passado ou presente dos países socialistas como a Bulgária, Rússia e a China. Vale lembrar que a cor passou por uma pequena mudança, do tom vermelho vivo para uma tonalidade mais vinho. A Turquia também adotou esse tom avermelhado.

O que significa a cor do passaporte? 2 dicas Viaje Global

VERDE – A coloração verde não tem relação nenhuma com a flora dos países. Na verdade, a maioria das nações que possuem bandeiras esverdeadas seguem o islamismo como religião predominante já que os muçulmanos têm forte ligação com o verde. Acredita-se que essa era a cor favorita do profeta Maomé.

 

Portanto, os países seguidores do alcorão como a Arábia Saudita, o Egito, o Marrocos e o Paquistão optaram por essa coloração. Gana e a Costa do Marfim também escolheram a cor verde para se distinguirem.

 

AZUL – Considerada a tonalidade mais comum no continente americano, o azul é utilizado por dois blocos econômicos. Tanto os países do tratado do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – quanto os países da América Central que integram a Comunidade do Caribe – CARICOM – utilizam a cor.

O que significa a cor do passaporte? dicas Viaje Global

A tonalidade azul só foi adotada pelos Estados Unidos depois de 1976 devido ao bicentenário da independência para se assemelhar à sua bandeira. Até então eles utilizaram a cor verde.

 

PRETO – Entre todas as cores, a preta é a mais rara. Ela é utilizada pela Nova Zelândia, México e em alguns países do continente africano como o Congo, Botsuana e a Angola. Nos Estados Unidos apenas pessoas com autorizações especiais utilizam essa cor de passaporte.

 

Agora nós queremos saber, qual é a cor do seu passaporte?! Gostou de saber sobre o que significa a cor do passaporte?