Global Travel & Corporate

Uma volta por Lisboa

31 ago . 2015

Lisboa

Lisboa é uma cidade diferente. Uma cidade de contrastes. Porto de entrada na Europa, Lisboa reflete uma mescla cultural presente na sua arquitetura, nos seus costumes, e nas pessoas que hoje habitam a capital portuguesa.

Lisboa

Destruída quase na sua totalidade pelo terremoto de 1755, a cidade foi alvo de um grande empreendimento de reconstrução protagonizado pelo Marquês de Pombal. A arquitetura pombalina, com maior representatividade na Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço,  é caracterizada pelas avenidas largas organizadas em traçado ortogonal, e por prédios baixos e extensos, sustentados por um engenhoso sistema de suportes em madeira.

Lisboa

A Rua Augusta, hoje conhecida pelas suas lojas de grifes, e pela sua figuração em filmes, é o principal cartão postal da cidade, e uma passagem obrigatória para o mais comum dos viajantes. A par das confeitarias típicas desta zona, a baixa de Lisboa é composta por uma mistura de pontos de interesse. Do Teatro Nacional D. Maria II, ao Museu do Design e da Moda, passando pelo Chiado, pelo café “A Brasileira” onde pode fazer companhia a uma estátua em bronze do poeta Fernando Pessoa, ao Elevador de Santa Justa, e ao inevitável Bairro Alto. Um bairro pitoresco, construído sobre um labirinto caótico, herança da ocupação árabe da cidade até à sua conquista no Cerco de Lisboa em 1147.

Para os amantes da fotografia, Lisboa faz jus ao seu nome de “cidade das sete colinas”, disponibilizando uma série de miradouros que permitem captar as diversas facetas da capital. O Arco da Rua Augusta é apenas o mais recente membro de uma família que incluí locais como, o Miradouro da Graça, Santa Luzia, São Pedro de Alcântara, o Castelo de São Jorge, e as Portas do Sol, num total de quinze locais que proporcionam um roteiro extenso pelos pontos menos conhecidos da cidade. Contudo, é possível que a melhor vista da cidade esteja ao abandono. Para aqueles com espírito de aventura, o velho edifício panorâmico de Monsanto é um bom local para contemplar a metrópole lisboeta.