Roteiro por Roma - Blog Viaje Global - As melhores viagens estão aqui

Roteiro por Roma

6 novembro, 2015

Roma é uma das cidades mais encantadoras do mundo…seja por seu fortíssimo apelo histórico -até hoje é possível admirar ruínas de mais de 2 mil anos do Império mais poderoso que já existiu -, pela mistura de cores vivas que enchem os olhos, ou por ser a terra da melhor comida e do melhor vinho do planeta. E, o melhor, você paga pouco pra desfrutar de tudo isso!

Para que você possa usufruir de tanta coisa boa, montamos um roteiro de 48 horas por Roma. Prepare-se…pois o principal transporte serão suas próprias pernas!

PRIMEIRO DIA

Comece sua visita a Roma pelo Coliseu. Apesar de já ser um grande espetáculo observá-lo por fora, compre o ticket de visitação pois, só assim, você terá uma idéia do que a arena é de fato! Porém, dispense as visitas guiadas!

Colosseo

Saindo do Coliseu, vá andando pela avenida, admirando as ruínas dos Foro Romano e Fori Imperiali à sua esquerda.

Ao final dessa avenida, está a Piazza Venezia, com o gigante Vittoriano, o maravilhoso monumento branco de mármore em homenagem a Vittorio Emanuelle II.

Siga a pé pela Via del Corso, a rua mais movimentada do comércio no centro histórico de Roma. No meio do caminho, descanse na Ciampini (Piazza S. Lorenzo in Lucina, 29), sorveteria tradicional e com o melhor sorvete de nocciola. De lá, vá até a chiquérrima Via dei Condotti, com as marcas mais grifadas do mundo. Ao final da rua, está a famosa Piazza di Spagna, com a escadaria e a igreja Trinità dei Monti no topo.

No almoço, se preferir algo rápido, bom e barato, indicamos o Pastificio (Via della Croce, 8). Mas, se quiser mais requinte, vá até a linda Piazza del Popolo e almoce com estilo no Dal Bolognese (Piazza del Popolo, 1/2). De lá siga para o Pantheon, o templo pagão que virou igreja católica, onde os deuses do Olimpo eram venerados, até que suas imagens foram substituídas por imagens de santos católicos.

Se quiser outro sorvetinho, ali perto está a Giolitti (Via Uffici del Vicario, 40), excelente sorveteria de Roma. O passeio continua até a Piazza Navona e sua enorme escultura de mármore ao centro de autoria do mestre Bernini. Fim da tarde chegando, merece uma visita o Campo de’ Fiori, a praça com a feira mais famosa de Roma, toda rodeada por bares e restaurantes. É o local perfeito para tomar um drinque ou uma taça de vinho, o tradicional aperitivo italiano. O drinque oficial do aperitivo é o Spritz (Aperol + prosecco + soda + meia rodela de laranja). Normalmente petiscos são servidos de graça para acompanhar o aperitivo, mas se quiser comer a melhor mozzarella de búfala da sua vida, escolha o Obikà (Piazza Campo de’ Fiori, esquina com Via dei Baullari). A burrata é algo de outro mundo também!

Para jantar, a submersão gastronômica continua ao cruzar o rio Tevere e seguir para o restaurante Taverna Trilussa, onde a massa vem servida dentro da panela…é de comer de joelhos! Fica em Trastevere (Via del Politeama, 23), uma das regiões mais vivas de Roma, por isso aproveite para passear por lá após o jantar. Se quiser fechar a noite com algo diferente, dê uma passada na Rivendita Libri Cioccolata e Vino (Vicolo del Cinque, 11A), um mix de livraria, chocolateria e bar. Lá são servidos shots em copinhos feitos de chocolate arrematados com chantilly e com nomes sugestivos ao sexo. Divertido e gostoso!

SEGUNDO DIA

Para tomar café como os italianos fazem, vá até um bar ou café e peça um croissant e um café ou cappuccino. Depois siga até o Vaticano. Lembre-se: a) lá você não pode estar com os ombros descobertos, nem com roupas curtas; b) para evitar filas, compre seu ingresso pela internet. Visite o Musei Vaticani, com a Capela Sistina, e a belíssima Basilica San Pietro. Seja qual for a sua religião, vale a visita pela beleza. E, para os católicos e simpatizantes, ali fora, todo domingo, o Papa aparece da sua janela e dá uma benção aos fiéis. E, se quiser, é possível também subir os quase 500 degraus até a cúpula da basílica, de onde se tem uma vista maravilhosa de Roma.

Cruzando o rio Tevere, almoce uma bela massa no restaurante Giulio Passami L’Olio (Via di Monte Giordano, 28). Depois, um passeio pelo Lungotevere, a marginal do rio Tevere, faz a digestão e ainda rende belas fotos! Siga pelo rio até a Ponte Sisto, atravesse-a a pé até a Piazza Trilussa. Você está de volta a Trastevere, o bairro do jantar da noite anterior. A zona também vale ser visitada de dia, inclusive a Igreja Santa Maria, na praça de mesmo nome. Qualquer um dos bares ou restaurantes em Trastevere é convidativo para sentar-se a qualquer hora do dia! Aliás, se preferir almoçar por lá, a dica é o Zi’ Umberto (Piazza della Malva, 11), excelente custo-benefício, do estilo que o dono te atende pessoalmente, o garçom senta-se à mesa para anotar o pedido e a massa é dos deuses.

Se sobrar tempo, um passeio no Parque da Villa Borghese e no museu de lá, a Galleria Borghese,vale a pena, mas as entradas para o museu têm que ser compradas com antecedência.

À noite, se ainda estiver por Trastevere, jante no sofisticado L’Antica Pesa (Via Garibaldi, 18), restaurante queridinho dos famosos, com um belo jardim no fundo para as noites de verão e comida excelente. E se estiver pelo centro histórico, a dica é o La Buca di Ripetta (Via di Ripetta, 36).

Em algum momento desse roteiro você deve incluir uma visita a Fontana di Trevi. Mas, se puder fazer isso de madrugada, não pense duas vezes. Sem turistas, iluminada, você terá a vista da fonte mais esplêndida de Roma só para você. Se não, quando estiver perto da Piazza di Spagna, dê um pulo lá! E não esqueça de fazer o pedido! Ela foi reaberta essa semana após pouco mais de um ano fechada e cheia de andaimes para sua restauração.

Curtiu as dicas?

Veja a lista de voos imperdíveis que a viajeglobal selecionou. [ Aqui ]

Veja também

  • Castello di Casole

    Procurada por muitos, a Itália é um dos ......

  • La Casitta
  • La Casitta, a preciosidade italiana

    Um arquipélago na Sardenha, Itália, esconde a maior preciosidades ......

  • Antico Forno Roscioli
  • Antico Forno Roscioli

    Roma, pela manhã, é uma cidade que segue ......

  • Grotta Palazzese
  • Grotta Palazzese, a caverna gastronômica

    Para muitos viajantes, a Puglia é a porta ......